?Cual es el Museo de Zoologia mas importante de America del Sur ?

Museu de Zoologia da Universidade de Sao Paulo

Localização
Avenida Nazaré, 481 Ipiranga São Paulo SPCEP 04263-000,,`Tel.: (11) 6165-8100, Fax: (11) 6165-8113e- mail:
mz@edu.usp.brsite: www.mz.usp.br, Horário de visitaçãode terça a domingo, das 10 às 17h

O Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo – MZ – possui a maior coleção de zoologia da América do Sul, reunindo cerca de 8 milhões de espécimes. Constitui-se numa referência importante para o estudo da biodiversidade da Região Neotropical. Quase todos os grupos zoológicos estão presentes nas coleções, mas atualmente as pesquisas estão concentradas em seis grupos: moluscos, crustáceos, insetos, peixes, répteis e mamíferos. O MZ mantém intenso intercâmbio com instituições similares no Brasil e em outros países, recebendo cientistas e enviando seus especialistas, e intercambiando exemplares de suas coleções. O MZ é um importante centro de treinamento de pessoal especializado em diversos aspectos da Zoologia.
O objetivo da exposição de longa duração é traduzir para o visitante as atividades de pesquisa desenvolvidas no MZ. A exposição "Pesquisa em Zoologia: a biodiversidade sob o olhar do zoólogo" foi concebida como um circuito contínuo dividido em quatro seções, mostradas numa seqüência linear. Ainda que mais de 1.000 exemplares estejam na exposição, as coleções do MZ são muito maiores. Os espécimes são cuidadosamente mantidos para garantir a realização de pesquisas sobre eles. Visitas às coleções podem ser especialmente agendadas para pequenos grupos.
O museu também apresenta exposições temporárias em duas galerias. As exposições de longa duração e temporárias recebem cerca de 60.000 visitantes por ano, principalmente estudantes do ensino fundamental e médio.

Histórico
A origem do Museu de Zoologia é a mesma do Museu Paulista, sendo que ambos começaram com a coleção Sertório de História Natural, que foi doada ao governo de São Paulo em 1890. Em 1939, a Seção de Zoologia do Museu Paulista tornou-se o Departamento de Zoologia da então Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio, com a missão de estudar a fauna brasileira e do Estado de São Paulo. Finalmente, em 1969, o Departamento passou para a Universidade de São Paulo e recebeu a denominação de Museu de Zoologia. Mantendo suas atividades curatoriais, com a transferência, o museu adquiriu características de um museu universitário.

As Instalações
O Museu de Zoologia está instalado em edifício especialmente projetado para abrigar um museu pelo famoso arquiteto Christiano S. das Neves. A construção foi concluída em 1940 e diversos detalhes arquitetônicos, como os vitrais no vão das escadarias retratando animais no campo, revelam a intenção original do planejamento.
Uma área de floresta tropical preservada de 96 ha – Estação Biológica de Boracéia, EBB – também pertence ao museu. Está localizada na Serra do Mar, no Estado de São Paulo. Diversos projetos de pesquisa de campo são desenvolvidos na EBB, onde pesquisadores encontram alojamentos e laboratórios.
O acervo do MZ ajuda a contar a origem das espécies e destaca a diversidade de vida na Terra.

As Atividades
O Museu de Zoologia propõe-se a manter coleções zoológicas, a desenvolver pesquisa científica, a divulgar resultados obtidos, a promover a educação e a prestar serviços à comunidade. Para desenvolver estas atividades, o MZ conta com uma equipe científica que inclui docentes-pesquisadores, pós-graduandos, bibliotecárias, especialistas em educação e em museologia e muitos técnicos, além de pessoal de apoio e administrativo.
As atividades de curadoria estão centradas na conservação, ampliação e melhoria das coleções, que são a base para a pesquisa. Arquivos de Zoologia e Papéis Avulsos de Zoologia, revistas científicas que o museu vem publicando desde os anos de 1940, são freqüentemente escolhidas para apresentar seus resultados à comunidade científica tanto por especialistas brasileiros como estrangeiros. A biblioteca mantém intercâmbio de mais de 700 títulos com instituições afins no Brasil e no mundo.
Atividades de docência incluem cursos nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão universitária em Ciências Biológicas. O pessoal científico orienta estudantes na preparação de dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de participar em seminários, encontros e proferirem palestras em reuniões nacionais e internacionais.
O museu oferece serviços à comunidade através de suas exposições, divulga seus resultados a outras instituições, a órgãos da imprensa e atende consultas do público em geral sobre assuntos afetos à Zoologia. Os pesquisadores colaboram com especialistas de outras instituições científicas que freqüentemente visitam as coleções.
O museu oferece atendimento especial a professores e visitas guiadas a escolas e grupos, mediante agendamento prévio.


Comments

Popular posts from this blog

¿SE USAN LOS TERMINOS DE CURADOR, TECNICO Y ARCHIVISTA EN FORMA PRECISA EN LA ARGENTINA?

¿SE DEBE COBRAR ENTRADA EN LOS MUSEOS?

Los objetivos del Museo Nacional (de Parana) en 1856