Museu de Arqueologia e Etnologia de la Universidade de Sao Paulo

Histórico e Missão

LocalizaçãoAv. Prof. Almeida Prado, 1466 Cidade Universitária São Paulo SPCEP 05508-900 ,Tel.: (11) 3091-4905 ,e-mail: mae@edu.usp.brsite: www.mae.usp.br,Horário de visitaçãode terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h, Fins de semana e feriados, das 10 às 16h

O Museu de Arqueologia e Etnologia foi criado em 1989, a partir da integração do Instituto de Pré-História, do antigo MAE, dos setores de Arqueologia e Etnologia do Museu Paulista e do Acervo Plínio Ayrosa do Departamento de Antropologia da FFLCH (Resolução RUSP nº 3560, de 12.08.89), reunindo coleções arqueológicas e etnográficas indígenas brasileiras e de outros países americanos, coleções etnográficas afro-brasileiras e africanas e coleções arqueológicas da região mediterrânica e médio-oriental.
Atualmente, o acervo do MAE abrange cerca de 120 mil peças, oriundas de pesquisas feitas em sítios arqueológicos do Brasil, de coletas realizadas por arqueólogos e etnólogos desde os fins do século XIX e, também, de intercâmbios, como o que deu origem à coleção de arqueologia mediterrânica e médio oriental, vinda de museus italianos.
A missão do Museu é reunir, ampliar, preservar e difundir referências patrimoniais e acervos arqueológicos e etnográficos para o ensino, pesquisa e extensão universitária.
Objetivos e Atribuições
O Museu está estruturado em duas áreas de conhecimento básicas – arqueologia e etnologia – e uma aplicada – museologia – que, combinadas, integram, pesquisa, docência, preservação e comunicação, caracterizando a instituição como um museu universitário.

As pesquisas realizadas no MAE são destinadas não só à produção e difusão do conhecimento, como também à formação de quadros de pesquisadores e docentes universitários, nos domínios de suas especialidades – arqueologia, etnologia e museologia, fundamentando-se no estudo da cultura material, seu ponto de referência.
O MAE promove programas museológicos e educativos, fundamentados no conhecimento produzido, valorizando a conscientização das várias culturas que constituem a sociedade brasileira, numa política de respeito à diferença e à diversidade cultural.
O Museu possui recursos concebidos especialmente para visitantes com deficiência visual e seu atendimento ao público inclui também o serviço de biblioteca. O trabalho do Museu se estende também à proteção e valorização do patrimônio arqueológico, etnográfico e museológico do Brasil, particularmente das coleções do acervo próprio, visando uma política de preservação e de conscientização de seus valores e potencialidades.
O MAE oferece cursos de graduação (organizados em grade de disciplinas optativas) e de pós-graduação, por meio do Programa de Arqueologia e da Especialização em Museologia. Oferece também cursos de difusão cultural e atualização nas áreas de arqueologia, etnologia e museologia, bem como programas variados de estágios. Além de manter intercâmbio didático e de pesquisa com outros museus nacionais e estrangeiros e unidades de ensino afins da USP, o MAE oferece atendimento diferenciado a alunos de todos os graus, professores de educação infantil, do ensino fundamental e médio, como também ao público em geral, por meio de exposições, publicações e programas educativos específicos.
Imagens: Objeto integrante do acervo de artigos africanos;Objeto integrante do acervo brasileiro;Objeto integrante do acervo mediterrâneo.



Comments

Popular posts from this blog

¿SE USAN LOS TERMINOS DE CURADOR, TECNICO Y ARCHIVISTA EN FORMA PRECISA EN LA ARGENTINA?

¿SE DEBE COBRAR ENTRADA EN LOS MUSEOS?

Los objetivos del Museo Nacional (de Parana) en 1856