Museu de Arte Contemporânea

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP)
Localização
Rua da Reitoria, 160 Cidade Universitária São Paulo SPCEP 05508-900 Tel.: (11) 3091- 3039 Fax: (11) 3812-0218e-mail:
infomac@usp.brsite: www.macvirtual.usp.br- Horário de visitaçãode terça a sexta-feira, das 10 às 19hFins de semana e feriados, das 10 às 16h
E espaço de pesquisa, de formação educacional e de informação, constituindo campo fascinante do estudo da arte e estimulando a recepção estética – parâmetro definidor do próprio homem. Possui em seu acervo cerca de 8 mil obras, entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e trabalhos conceituais, constituindo grande patrimônio cultural com decorrências sociais nacionais e internacionais. São obras de artistas exponenciais como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Brecheret, Tarsila, Rego Monteiro, Portinari, Oiticica, Amílcar de Castro, De Chirico, Modigliani, Boccioni, Chagall, Picasso, entre tantos outros.
Histórico
Criado em 1963, quando a Universidade de São Paulo recebeu de Francisco Matarazzo Sobrinho, Ciccillo, então presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo, o acervo que constituía o MAM. Além desse acervo transferido para a USP, Matarazzo e sua mulher, Yolanda Penteado, doaram suas coleções particulares ao novo museu. Somaram-se ao acervo as doações particulares, bem como as obras internacionais cedidas pela Fundação Nelson Rockfeller e prêmios das Bienais Internacionais de São Paulo.
O início histórico do MAC USP definiu a primeira coleção especializada em arte do século XX na América Latina. Essa definição é resultante da ação de pesquisadores e artistas que lutaram pela criação de um espaço voltado para a arte contemporânea na cidade de São Paulo.
Imagem:Formas únicas da continuidade do espaço, 1913, Umberto Boccionni

Comments

Popular posts from this blog

¿SE USAN LOS TERMINOS DE CURADOR, TECNICO Y ARCHIVISTA EN FORMA PRECISA EN LA ARGENTINA?

¿SE DEBE COBRAR ENTRADA EN LOS MUSEOS?

Los objetivos del Museo Nacional (de Parana) en 1856